METODOLOGIA - Diretrizes para a realização de um seminário

DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO


1. OBJETIVOS

O objetivo de um seminário é levar todos os partici­pantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe. O seminário é considerado aqui como um método de estudo e atividade didática específica de cursos universitários.
Para alcançar esse objetivo, o seminário deve levar to­dos os participantes:
a um contato íntimo com o texto básico, criando condições para uma análise rigorosa e radical do mesmo;
à compreensão da mensagem central do texto, de seu conteúdo temático;
à interpretação desse conteúdo, ou seja, a uma compreensão da mensagem de uma perspectiva de situação de julgamento e de crítica da mensagem;
à discussão da problemática presente explícita ou implicitamente no texto.

2. O TEXTO-ROTEIRO D1DÁTICO (material a ser apresentado previamente ao professor que estará sempre à disposição da equipe durante o preparo e a apresentação do seminário)

Conteúdo:
§ apresentação da temática do seminário à o tema
§ breve visão de con­junto da unidade à os vários assuntos
§ esquema geral do texto à plano

Plano:
Situação da unidade estudada:
§ na obra do autor
§ no pensamento geral do autor
§ no contexto histórico cultural

Elaboração:
§ dos principais conceitos
§ das idéias e
§ das doutrinas que tenham relevância no texto

Problematização:
§ levantamento das questões importantes
§ discussão das idéias veiculadas pelo texto
§ criação de contextos que provoquem o raciocínio argumentativo dos participantes.

Orientação bibliográfica à bibliografia especializada sobre o assunto.


3. ORIENTAÇÃO PARA A PREPARAÇÃO DO SEMINARIO
Como o seminário é um trabalho essencialmente coletivo, pressupõe empenho de todos e não apenas do grupo responsável pelo encaminhamento dos trabalhos no dia do seminário. Assim sendo, todos os participantes fazem um estudo do texto para poder exercer efetiva participação nos debates do seminário.


Cabe a toda classe:
§ comparar sua compreensão e interpretação do texto com a compreensão e interpretação do grupo que preparou o seminário;
§ levantar problemas temáticos e interpretativos para a discussão geral; e
§ exigir esclarecimentos e explicações do grupo sobre pontos obscuros da apresentação;

O seminário não se reduz a uma aula apre­sentada por uma equipe e comentada pelo professor.
O seminário é um círculo de debates para o qual todos devem estar suficientemente preparados. Por isso, exige-se que todos os participantes estudem o texto com o rigor devido.


4. ESQUEMA GERAL DE DESENVOLVIMENTO DO SEMINÁRIO

4.1. Introdução pelo professor
4.2. Distribuição do roteiro para todos os alunos
4.3. Apresentação pelo coordenador do grupo:
§ das tarefas a serem cumpridas no dia
§ das orientações para a realização do seminário
§ do cronograma das atividades.
4.4. Apresentação do seminário pelo grupo guiando-se pelo roteiro
4.5. Abertura pelo coordenador do grupo da discussão geral
4.6. Síntese final de responsabilidade do professor.


adaptação (p.63 a p.71) da obra de
SEVERINO, A. J.Metodologia do Trabalho Científico. SP: Cortez, 2002.

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